quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Direitos e Deveres do Animador M7

Direitos:

- Direito à formação e informação para o exercício da sua função;

- Direito ao apoio técnico, material e documental exerce-se sobre os recursos necessários à formação e informação do ASC.
- Direito à segurança na actividade profissional.

O direito que acho mais inportante: é o direito á segurança no trabalho.
Deveres:
- O ASC está obrigado ao cumprimento dos deveres estabelecidos para os trabalhadores em geral e dos deveres profissionais decorrentes do presente Estatuto.
- Contribuir para a formação e realização integral dos indivíduos, promovendo o desenvolvimento das suas capacidades, estimulando a sua autonomia e criatividade, incentivando a formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida da comunidade.
- Reconhecer e respeitar as diferenças socioculturais dos membros da comunidade, valorizando os diferentes saberes e culturas, combatendo processos de exclusão e discriminação, promovendo a interculturalidade;
- Colaborar com todos os intervenientes da animação sociocultural, favorecendo a criação e o desenvolvimento de relações de respeito mútuo;
O dever que acho mais inportante: é reconhecer e respeitar as diferenças socioculturais dos menbros da comunidade, valorizando os diferentes saberes e culturas, combatendo processos de exclusão e discriminação, promovendo a interculturalidade;

 
Webgrafia: 7/10/2010, http://anasc.no.sapo.pt/estatuto%20do%20ASC.htm



Coloquei este video porque achei bastante interessante relaciona-se com o nosso curso e com o trabalho do animador. Também nos mostra aspectos relacionados com os deveres e os direitos do animador que referi em cima.

1 comentário:

  1. Há algum direito/dever que gostasse de realçar? Estes direitos/deveres do Animador fazem parte de alguma "legislação"?
    Podia ter feito um comentário mais detalhado quanto a este tema e mesmo em relação ao video.

    ResponderEliminar