sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Evolução do Trabalho M7

Ao longo da história da humanidade, variando com o nível cultural de cada sociedade, o trabalho tem sido percebido de forma diferenciada. O trabalho não merecia a atenção de pessoas educadas, abastadas ou com autoridade. Trabalho era o que os escravos faziam.
No começo dos tempos, o trabalho era a luta constante para sobreviver. A necessidade de comer de se abrigar, etc. O avanço da agricultura, dos seus instrumentos e ferramentas trouxe progressos ao trabalho.
Na Antiguidade, não existia a noção de emprego. A relação trabalhista que existia entre as pessoas era a relação escravizador-escravo. Nessa época, todo o trabalho era feito por escravos. Havia artesãos, mas estes não tinham patrões definidos, tinham clientes que pagavam por seus serviços.
Na Idade Média também não havia a noção de emprego. A relação trabalhista da época era a relação senhor-servo. A servidão é diferente da escravidão, já que os servos são ligeiramente mais livres que os escravos. Um servo podia sair das terras do senhor de terras e ir para onde quisesse, desde que não tivesse dívidas a pagar para o senhor de terras.
Na Idade Moderna as coisas começam a mudar. Nessa época, existiam várias empresas familiares que vendiam uma pequena produção artesanal, todos os membros da família trabalhavam juntos para vender produtos nos mercados; não podemos falar de emprego nesse caso.
O advento da Revolução Industrial, êxodo rural, concentração dos meios de produção, a maior parte da população não tinha nem ferramentas para trabalhar como artesãos. Sendo assim, restava às pessoas oferecer seu trabalho como moeda de troca. É nessa época que a noção de emprego toma sua forma.




Bibliografia:
24/09/2010, Livro Everest Editora John Paton Enciclopédia Escolar, volume 9.


Coloquei este video porque achei bastante interessante, tem a ver com o trabalho do animador na sociedade e como tem vindo a ter cada vez mais inportância.

3 comentários:

  1. Este texto está um bocadinho confuso, principalmente na questão temporal:(
    Relativamente à bibliografia indicada está a referir-se a um livro, a uma revista a um site, ...? No caso de ser um site o link não está activo.

    ResponderEliminar
  2. Bibliografia mal indicada.

    Ana, é pena não ter aproveitado o tema para caracterizar o trabalho do animador e falar da própria evolução deste.

    O seu portfólio tem muitos resumos mas poucos textos pessoais:(

    ResponderEliminar
  3. Não apresenta a noção de divisão natural do trabalho, divisão social e divisão técnica do trabalho:(

    ResponderEliminar