quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Geriatria e Gerontologia nos Idosos

O que é Geriatria?
É a especialidade médica que trata de doenças de idosos ou de doentes idosos, mas também se preocupa em prolongar a vida com saúde.
Deve-se aproveitar a ciência geriátrica antes de ficarmos velhos ou antes de estarmos doentes, realizando um "check-up geriatrico" preventivo a partir dos 35 anos de idade.
Devemos procurar prevenir antes que remediar.



O que é Gerontologia?
É a ciência que estuda o processo do envelhecimento.
Cuida da personalidade e da conduta do idoso, levando em conta todos os aspectos ambientais e culturais do envelhecer.

A Gerontologia trata do processo biológico do envelhecimento, enquanto a Geriatria se limita ao estudo das doenças da velhice e de seu tratamento.




Data de realização: 03/11/2010
Sai de pesquisa: http://www.famema.br/ligas/geriatria/page2.html

Os Idosos M9

Idoso é uma pessoa considerada de 3ª idade. Os idosos, pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.
As pessoas idosas têm habilidades limitadas, mudanças físicas e emocionais que expõem a perigo a qualidade de vida dos idosos.
O estudo a respeito do processo de envelhecimento é chamado de gerontologia, e o estudo das doenças que afetam as pessoas idosas é chamado de geriatria.




Decidi realizar esta pesquisa própria porque os idosos cada vez mais são abandonados e tratados como "lixo", não os tratando com o devido respeito que eles merecem.

Data de realização: 03/11/2010
Sait da pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Idoso

Projecto Animar M9

O Primeiro contacto com a Instituição


O contacto com a instituição foi muito mais fácil do que estavamos à espera!
Pesquisámos pela internet, e encontrámos a página sobre o Lar da Galache. Nesta página tinhamos vários contactos,optámos por enviar um e-mail, onde tivemos que aguardar resposta quase uma semana depois o mail que recebemos era positivo e o responsável Sr.Joaquim deu-nos o seu contacto pessoal onde o contactamos para marcar uma visita guiada ao lar.

Data de realização: 04/11/2010

Animação de Idosos

A animação é um factor determinante na qualidade de vida dos mais velhos. Analisamos as actuais respostas sociais para idosos, qual a função do animador (profissional ou voluntário) e que técnicas utilizar para dinamizar um grupo de idosos.
As actividades de animação poderão permitir ao idoso a experimentação de uma série de técnicas e de actividades lúdicas adequadas à sua faixa etária, ocupando o seu tempo livre, numa etapa da vida em que saborear o tempo se torna imprescindível. Para que o tempo livre do idoso se organize de forma eficaz, muito contribui o técnico responsável por esta dinamização, que deverá ter em conta os gostos e preferências do seu público-alvo.

Decidi colocar aqui este video, porque tem a ver com o animador sociocultural e os idosos, da-nos a conhecer as actividades que devemos fazer com os eles para estimularem tanto a capacidade motora como a capacidade fisica.


Data de realização: 04/11/2010

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Vila Franca De Xira M9

Vila Franca de Xira é uma cidade portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e subregião da Grande Lisboa, com cerca de 18 400 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.
É sede de um município com 317,68 km² de área e 142 163 habitantes, subdividido em 11 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Alenquer e Azambuja, a leste por Benavente, a sul pelo estuário do Tejo, a sul e oeste por Loures e a noroeste por Arruda dos Vinhos.

População do concelho de Vila Franca de Xira (1801 – 2008)
180118491900193019601981199120012008
3 8395 20215 76624 05340 59488 193103 571122 908142 163
Decidi fazer esta pesquisa, porque tem a ver com o projecto que tamos a realizar em grupo em que escolhemos o concelho de vila franca pois é lá que se situa o lar da Galache onde vamos fazer várias dinâmicas com os idosos.

Data da Realização: 04/11/2010
Sait da Pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Franca_de_Xira

Reflexão Semanal 18/10/2010 a 23/10/2010 M9

Esta semana foi bastante atarefada, o trabalho que nos foi proposto neste módulo foi um projecto comunitário onde temos que desenvolver um trabalho com uma Instituição e um público alvo.
A Instituição que o meu grupo resolveu trabalhar foi o Lar da Galache, que se situa em Vila Franca de Xira.
Escolhemos esta Instuição porque tinha de ser do Concelho de Alenquer pois não podia ser uma Instituição que fosse proposta para o nosso estágio, então ao pesquisarmos na internet Lares do concelho decidimos escolher o Lar de Galache, pois era o mais perto que tinhamos para ser mais fácil a deslocação de todos os elementos do grupo.
Na 6º Feira fomos assistir a um trabalho realizado pela turma de 11º ano de Animação Sociocultural que era baseado na "Diferença", em que os alunos contavam histórias de vida diferentes para que nós podemos reflectir sobre isso e metermo-nos no lugar das pessoas que são diferentes de nós mesmos por algum motivo ou seja um acidente, nascerem com uma deficiência etc..
Gostei bastante das actividades dos alunos não estava nada á espera que fosse um trabalho tão cativante, fez-me pensar e colocar-me no lugar das outras pessoas, acho que não me consigo imaginar no lugar dessas pessoas pois acho que é perciso muita força de vontade e motivação para ultrapassar essas barreiras.
Não tive dificuldades esta semana, trabalhamos todos e superamos as nossas expectativas.

Reflexão Semanal 25/10/2010 a 29/10/2010 M9

Esta semana ao nosso grupo trabalhou bastante, empenhamo-nos e o projecto começou logo a andar para a frente.
Na 2º Feira desta semana recebemos a resposta do Lar de Galche com a confirmação da actividade que iamos fazer com os idosos e o número de telefone, Eu e a Sara fomos logo ligar para o numero que nos foi atribuido pelo representante do lar e entramos em contacto com ele.
O Senhor Joaquim (Representante do Lar), como já estava mais ou menos a par do que iamos fazer, devido ao mail que lhe tinhamos mandando na semana anterior, mostrou-se logo com disponibilidade de marcar-mos uam visita guiada ao lar, para conhecer-mos a instituição e ver-mos o espaço que tinhamos para a realização dos nossos jogos.
Na 4º Feira terminamos a nossa planificação, fizemos a sinopse e a descrição dos jogos que iriamos realizar com os idosos, pois esses elementos eram necessários para mostramos ao representante da instituição.
Na 5º Feira de manhã  lá estavamos nós Eu, a Sara, Diogo Carvalho e o Diogo Lourenço, nós as duas deslocámo-nos para lá de autocarro e os restantes menbros de mota. Na visita ao Lar fomos tirando a sara foi tirando apontamentos necessários para o nosso trabalho enquando eu ia tirando fotografias ao lar.
Eu gostei bastante do Lar, tinha um aspecto acolhedor, confortável e não tinha aquele cheiro que alguns lares custumam ter o que achei bastante positivo.
O senhor Joaquim teve o cuidado de nos mostrar todos os documentos ( Ementa Semanal, Actividades Semanais entre outros ) do Lar que estavam afixados no placar.
Também se mostrou bastante interessado no nosso projecto e os idosos apesar de não serem muitos mostraram-se bastante contentes em nós receberem lá.
Estou bastante empenhada neste trabalho pois notei bastante entusiasmo da parte do público alvo, do nosso grupo que também está a funcionar bem e a dar o seu melhor.
Esta semana tive alguma dificuldade na realização da sinopse pois não sabia bem o que era para colocar lá, mas depois a professora esplicou ao grupo e superamos logo essa dificuldade.