sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Conteúdos a Desenvolver no Módulo 9 - Representação Social da Diferença e Intervenção Social

- Ser diferente versus normal ;
- As questões técnicas e culturais;
- Emigrantes e as suas culturas;
- A importância da multiculturalidade e internacionalidade na sociedade actual;
- A saúde mental e as suas implicações em ser normal;
- O processo do envelhecimento;
- O papel do idoso na vida social, familiar, económica e política - o que é ser velho.
- Os aspectos individuais e colectivos da vida - os factores genéticos,biológicos, fisícos , quimicos e nutricionais e os aspectos psicológicos, sociológicos , económicos, comportamentais e ambientais;
- As questões do género.

Data de Realização: 29/10/2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Reflexão Semanal 04/10/2010 a 08/10/2010 M7

Esta semana fiz as minhas últimas pesquisas na internet e nas folhas que a professora forneceu nas aulas sobre o desemprego as suas causas e consequências. Não senti grandes dificuldades e as que senti foram sobre as causas e consequências do desenprego que a meu ver a informação que aranjei estava um pouco confusão e barralhou-me um bocado.
Depois acrescentei alguns detelhas que me faltava sobre os direitos e deveres do animador sociocultural e os tipos de trabalho.
Para concluir o meu blog deste módulo, tentei emendar todos os erros e correcções que a professora me recomendou e ler tudo novamente e confirmar se faltava alguma coisa da matéria.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Consequências do Desemprego e Causas do Desemprego M7

Consequências do Desemprego:
As consequências do desemprego é que cada vez mais hà  graves problemas socioeconómicos, violência, fome, criminalidade, alcoolismo e exclusão social. A nível psicológico afecta as familias, a nivel da auto estima, prejudica o sono, a alimentação, a pessoa que está no desemprego pensa que é inútil.

Causas do Desemprego:

Falta de oportunidades, devido às pessoas não se preocuparem ou não terem possibilidades em se qualificarem e tirarem um curso para ver se encontram um trabalho que seja na sua área.


 Crise económica, os salários estão muito baixos e com esta crise em que o país se encontrar muitas pessoas ficam se dinheiro para sustentarem a sua família, por vezes passando necessidades.


Avanço tecnológico, com o surgimento das novas tecnológias (computadores e máquinas), o trabalhador começou a ter mais conhecimento e a obter novas estratégias de trabalho.

 

Webegrafia: 07/10/2010, http://www.cef.pt/cr/16/pdf10/fp123_desemprego_ec10.pdf

Direitos e Deveres do Animador M7

Direitos:

- Direito à formação e informação para o exercício da sua função;

- Direito ao apoio técnico, material e documental exerce-se sobre os recursos necessários à formação e informação do ASC.
- Direito à segurança na actividade profissional.

O direito que acho mais inportante: é o direito á segurança no trabalho.
Deveres:
- O ASC está obrigado ao cumprimento dos deveres estabelecidos para os trabalhadores em geral e dos deveres profissionais decorrentes do presente Estatuto.
- Contribuir para a formação e realização integral dos indivíduos, promovendo o desenvolvimento das suas capacidades, estimulando a sua autonomia e criatividade, incentivando a formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida da comunidade.
- Reconhecer e respeitar as diferenças socioculturais dos membros da comunidade, valorizando os diferentes saberes e culturas, combatendo processos de exclusão e discriminação, promovendo a interculturalidade;
- Colaborar com todos os intervenientes da animação sociocultural, favorecendo a criação e o desenvolvimento de relações de respeito mútuo;
O dever que acho mais inportante: é reconhecer e respeitar as diferenças socioculturais dos menbros da comunidade, valorizando os diferentes saberes e culturas, combatendo processos de exclusão e discriminação, promovendo a interculturalidade;

 
Webgrafia: 7/10/2010, http://anasc.no.sapo.pt/estatuto%20do%20ASC.htm



Coloquei este video porque achei bastante interessante relaciona-se com o nosso curso e com o trabalho do animador. Também nos mostra aspectos relacionados com os deveres e os direitos do animador que referi em cima.

Tipos de Trabalho M7

Trabalho Manual: é aquele que exige predominamente esforço físico.
Trabalho Intelectual: é aquele que exige predominamente esforço mental.
Trabalho Simples: é aquele que pode ser executado por qualquer pessoa sem qualquer qualificação.
Trabalho Complexo: é aquele que exige uma parendizagem rápida, e por isso é um trabalho qualificado.
Trabalho de Execução: é a actividade directamente ligada á produção de bens ou serviços.
Trabalho de Organização e Direcção: é a actividade ligada ao desempenhoo de funções de previsão, organização, coordenação e controlo de diversas actividades.
Trabalho de Investigação: é aquele que tem por objectivo a realização de pesquisas de carácter científico e técnico.


Bibliografia: 07/10/2010,GRAÇA Luisa, PINTO L.Pedro Economia 10ºano Editora Asa(1ºEDIÇÃO) ,2003

Taxa de Desemprego e Taxa de Actividade M7

A Taxa de Desemprego é igual ao Número de Desempregados a dividir pela População Activa vezes 100.


A Taxa de Actividade é igual à População Activa a dividir pela População Residente vezes 100.

População Activa:
 →  Empregados
 → Desempregado
 → Serviço Militar

População Inactiva:
→ Reformados
→ Deficientes
→ Crianças 
→ Donas de casa


Bibliografia: 07/10/2010, GRAÇA Luisa, PINTO L.Pedro Economia 10ºano Editora Asa(1ºEDIÇÃO) ,2003

sábado, 2 de outubro de 2010

Tipos de Desemprego M7

Desemprego ficcional   

A maior causa de desemprego ficcional é a mão de obra, isto acontece quando as pessoas se despedem de um trabalho para procurarem um trabalho que lhes propocione melhores condiçoes de vida dentro da mesma área.

Desemprego estrutural
Desemprego é uma falta de procura de bens e de serviços e falta de investimento à volta de combinação de factores produtivos não favoráveis este género de desemprego é mais normal nos países que se desenvolvem devido à grande mecanização das indústrias que reduzem os postos de trabalho.

Outros tipos de Desemprego:
Desemprego Tecnológico
Desemprego cíclico
Desemprego repetitivo
Desemprego de longa duração
Desemprego Sazonal
Desemprego Voluntário

Webgrafia: 02/10/2010,  http://gemeasfgjc.blogs.sapo.pt/

Desemprego M7

O desemprego é quando uma ou mais pessoas estão desenpregadas mas disponiveis e disposta para trabalhar. Esse fenômeno social é observado principalmente em países subdesenvolvidos. Uma das agravantea é a crescente mecanização e informatização dos processos de trabalho, acabando com trabalhos que antes eram desempenhados por pessoas sem qualificação alguma e agora, por exigirem conhecimento e formação, acabam excluindo muitos trabalhadores do mercado.

Webegrafia: 02/10/2010,  http://pt.wikipedia.org/wiki/Desemprego

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Reflexão Semanal 27/09/201 a 01/10/2010 M7

Esta semana tem sido um pouco mais trabalhosa, temos que nos esforçar bastante para não perdermos tempo. Tenho continuado a fazer as minhas pesquisas sobre a matéria o Taylorismo, o Fordismo e a Evolução do trabalho. Não tenho tido dificiuldades nas pesquisas, tenho resumido tudo o melhor que consigo e tenho gostado bastante de realizar o meu blog. Cada vez vou tendo mais informação e mais iniciativa própria para o melhorar.




Data da realização: 01/10/2010