sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Taylorismo e Fordismo M7

Taylorismo é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor que é considerado o pai da administração científica. Caracteriza-se por realizar tarefas, tendo o objectivo de aumentar a eficiência ao nível operacional.
Fordismo é um modelo de Produção em massa que revolucionou a indústria automobilística a partir de Janeiro de 1914, quando introduziu a primeira linha de montagem automatizada. Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época.




Bibliografia:
24/09/2010Everest Editora John Paton Enciclopédia Escolar, volume 9.


Webgrafia:
http://www.youtube.com/watch?v=k0p81Ol7njE

Coloquei este video, porque tem a ver com os pontos que referi em cima sobre o Taylorismo e o Fordismo. Na minha opinião é uma maneira mais fácil de percebermos o significado de cada um deles duma maneira mais interessante.

Evolução do Trabalho M7

Ao longo da história da humanidade, variando com o nível cultural de cada sociedade, o trabalho tem sido percebido de forma diferenciada. O trabalho não merecia a atenção de pessoas educadas, abastadas ou com autoridade. Trabalho era o que os escravos faziam.
No começo dos tempos, o trabalho era a luta constante para sobreviver. A necessidade de comer de se abrigar, etc. O avanço da agricultura, dos seus instrumentos e ferramentas trouxe progressos ao trabalho.
Na Antiguidade, não existia a noção de emprego. A relação trabalhista que existia entre as pessoas era a relação escravizador-escravo. Nessa época, todo o trabalho era feito por escravos. Havia artesãos, mas estes não tinham patrões definidos, tinham clientes que pagavam por seus serviços.
Na Idade Média também não havia a noção de emprego. A relação trabalhista da época era a relação senhor-servo. A servidão é diferente da escravidão, já que os servos são ligeiramente mais livres que os escravos. Um servo podia sair das terras do senhor de terras e ir para onde quisesse, desde que não tivesse dívidas a pagar para o senhor de terras.
Na Idade Moderna as coisas começam a mudar. Nessa época, existiam várias empresas familiares que vendiam uma pequena produção artesanal, todos os membros da família trabalhavam juntos para vender produtos nos mercados; não podemos falar de emprego nesse caso.
O advento da Revolução Industrial, êxodo rural, concentração dos meios de produção, a maior parte da população não tinha nem ferramentas para trabalhar como artesãos. Sendo assim, restava às pessoas oferecer seu trabalho como moeda de troca. É nessa época que a noção de emprego toma sua forma.




Bibliografia:
24/09/2010, Livro Everest Editora John Paton Enciclopédia Escolar, volume 9.


Coloquei este video porque achei bastante interessante, tem a ver com o trabalho do animador na sociedade e como tem vindo a ter cada vez mais inportância.

Reflexão Semanal 20/09/201 a 24/09/201 M7

Nesta semana começamos por realizar o nosso blog, a professora da disciplina começou por nos mostrar alguns videos de como realizar e desenvolver um blog.
Depois de ter ouvido as explicações sobre o blog começei a colocar as minhas informações no perfil, a mudar o fundo e a enfeitar o meu portefólio digital como gostava. Quando achei que já estava tudo ao meu gosto, comecei a pesquisar na internet, em livros e nas folhas que a professora nos forneceu sobre os conteúdos do modúlo 7, a Noção de trabalho e a sua origem ao longo dos tempos. Nas pesquisas que realizei não senti dificuldades encontrei tudo o que pertendia, a minha pesquisa foi individualmente e fez tudo o tratamento da informação pesquisada ao longo do trabalho.
Na minha opinião esta ideia foi bastante positiva, pois estou a gostar de fazer o blog. Apesar de ao principio ter tido algumas dificuldades mas com a continuação das aulas tem-se tornado cada vez mais facíl a realização do blog.


Data da realização: 24/09/2010

Noção de Trabalho M7

Podemos definir trabalho como uma actividade física ou intelectual, realizada por nós seres humanos, cujo objectivo é fazer, transformar ou obter algo.
O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos.
Com o trabalho obtemos conhecimentos, bens materiais e desenvolvimento económico. É por este motivo que o trabalho tem sido bastante valorizado em algumas as sociedades.


O trabalho do animador tem vindo a ser cada vez mais importante na sociedade, tanto a nível social como na prática educativa, tem-se recorrido á animação como uma motivação. Na minha opinião o trabalho do animador tanto é fisíco como intelectual, porque quando um animador vai dinamizar algum tem sempre de fazer uma planificação primeiro do que vai fazer, quando essa parte estiver feita aí sim passa á parte física que tem a ver com a dinamização de jogos, actividades etc..


                                                 
Webegrafia:
23/09/2010, http://www.suapesquisa.com/o_que_e/trabalho.htm

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Conteúdos a Desenvolver no Módulo 7

- A Evolução do Conceito de Trabalho;
- As novas formas de Organização do Trabalho;
- A Evolução das relações do trabalho e a sua interação;
- Contacto com as propostas clássicas do século XX sobre organização do trabalho;
- Taylorismo, Fordismo e Crise dos Modelos;
- As Novas Tecnologias;
- Os Direitos e Deveres do trabalhador;



Data da realização: 22/09/2010